FANDOM


Dominic Monaghan
Dominic Monaghan
Nome
Dominic Monaghan
Personagem
Desconhecido
Nasceu em
08/12/1976 - Berlim, Alemanha

Dominic Bernard Patrick Luke Monaghan é um ator que foi escalado para FlashForward para interpretar o personagem Theo. Ele é conhecido pelos seus papéis em Lost (assim como a atriz Sonya Walger) e na trilogia do Senhor dos Anéis.

BiografiaEditar

Infância e JuventudeEditar

Monaghan nasceu em Berlim, Alemanha, com pais britânicos: Mareen, uma enfermeira, e Austin Monaghan, um professor de ciências.[1] Dominic tem um irmão, Matthew, que é um ano mais velho. Matthew é um professor, como também um cantor e músico. A família de Monaghan viveu em Berlim, Düsseldorf-Lohausen, Estugarda e Münster, mudando-se aproximadamente a cada quatro anos. Quando estava com 11 anos de idade, a família de Dominic mudou-se da Alemanha para Heaton Moor em Stockport, Grande Machester,[2] e mais tarde para Machester. O idioma nativo de Monaghan é inglês, mas ele também fala alemão e é bem conhecido por sua habilidade de interpretar outros e replicar sotaques. Seus pais o deram o nome Dominic porque eles gostaram dele, Bernard é o nome de seu avô materno, e Patrick e o nome de seu avô paterno. Ele escolheu Luke pensando em Star Wars, seu filme favorito, qual foi também uma de suas inspirações para se tornar um ator. Ele estudou no colégio St. Anne's RC (onde seu tio era um professor) e no Aquinas College, onde estudou literatura inglesa, drama e geografia.

CarreiraEditar

Apesar de Dominic ter muitas ocupações quando era mais jovem, ele sempre quis ser um ator. Depois de seu segundo ano em St. Annew, Monaghan tornou-se um regular em peças de teatro como Oliver Twist, A Christmas Carol e Bugsy Malone antes de juntar-se ao Manchester Youth Theatre. Lá, ele foi visto pela Hetty Wainthropp Investigates, na qual interpretou Geoffrey Shawcross por quatro temporadas. Ele estreou em filmes como um russo navegador chamado Sasha em Hostile Waters.

Monaghan narrou Ringers: Lord of the Fans, um documetário sobre o universo de O Senhor dos Anéis.

Vida pessoalEditar

Monaghan é um amante da natureza, e tem sido ativo na plantação de árvores e cactos. Ele tem uma pequena floresta na Índia, e tem trabalhado com o grupo de direitos animais PETA.[3] Apesar de seu envolvimento com a PETA, Monaghan não é vegetariano. Monaghan tem um grande amor por insetos e répteis que ele criou durante sua infância, e usualmente mantém alguns deles como bichos de estimação.

Dominic gosta de atividades como surfar, participar de regatas de caiaque, esqui na nave, futebol, basquete e trekking. Ele também afirmou que gosta de cacár por insetos e répteis. Muito ativo fisicamente, ele aprendeu caratê quando criança, pratica ioga e é frequentemente visto indo à academia para malhar.

Dominic ama jogar vários jogos, e fez várias noites de jogos em sua casa para membros do elenco com qual trabalhava. Ele também faz as palavras-cruzadas do New York Times.

No seu braço direito, ele tem uma tatuagem da palavra "nove" na linguagem elfa escrito em letras no estilo Quenya, outra linguagem do mundo fictício de J. R. R. Tolkien, uma referência ao seu envolvimento em O Senhor dos Anéis e ao fato de seu personagem ser um dos nove membros da "Sociedade do Anel". Oito outros membros do elenco também fizeram tatuagens similares durante e a produção do filme. Abaixo desse tatuagem existe outra que fala "A vida imita a arte", uma citação de Oscar Wilde. No seu braço esquerdo há uma tatuagem com um verso da música "Strawberry Fields Forever" dos Beatles, "Viver é fácil com os olhos fechados". Ele também tem duas estrelas tatuadas no seu pé esquerdo, uma preta e outra branca.[4]

Ele é um fã e torcedor vitalício do Manchester United. É um ávido colecionador de máquinas de pinball.

Em 2008, Monaghan organizou uma exibição de fotografias em Los Angeles onde vendeu impressões de seus próprios trabalhos. Parte dos lucros da exibição foram dados à uma organização de resgate.

Ele tem namorado com a co-estrela de "Lost", Evangeline Lilly desde 2004. Em junho de 2008, viajou com ela para a Argentina para filmar o piloto da versão americana do CQC[5]. Em junho de 2009, os dois viajaram para Ruanda juntos para um feriado. Ele também é frequentemente visto com ela em Vancouver, onde ela tem uma casa.

Monaghan mora em Los Angeles, Califórnia. Ele tem trabalhado longamente em um roteiro com seu amigo e co-estrela de "O Senhor dos Anéis" Billy Boyd.[6]

FilmografiaEditar

FilmesEditar

Ano Filme Papel Notas
1997

Hostile Waters

Sasha Filme de TV
2001

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Meriadoc Brandybuck
2002

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

Meriadoc Brandybuck
2003

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Meriadoc Brandybuck Premiação Screen Actors Guild Award

An Insomniac's Nightmare

Jack
2004

Spivs

Goat

The Purifiers

Sol
2005

Ringers: Lord of the Fans

Narrador
Shooting Livien Owen Scott
2008

I Sell The Dead

Arthur Blake
2009

X-Men Origens: Wolverine

Chris Bradley / Bolt
2011 Pet Seth em produção


TelevisãoEditar

Ano Filme Papel Notas
1996 - 1998

Hetty Wainthropp Investigates

Geoffrey Shawcross Membro do elenco principal
2000 This is Personal: The Hunt for the Yorkshire Ripper Jimmy Furey
Monsignor Renard Etienne Pierre Rollinger
2004 - 2008

Lost

Charlie Pace Premiação Screen Actors Guild Awards
2008

MADtv

Ele mesmo Exibido dia 26/04
2008

CQC

Ele mesmo No CQC da Argentina com Evangeline Lilly dia 23/06
2009

Chuck

Tyler Martin Convidado como um rockstar fictício
2009 FlashForward [7] Simon


Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória